Durante as instalações de ar condicionados, muitas vezes são necessários andaimes para que os aparelhos sejam instalados em lugares mais altos que uma escada pode alcançar, por exemplo. Além disso, em alguns ambientes, as áreas técnicas dos aparelhos ficam em lugares de difícil acesso, portanto é imprescindível que os instaladores e responsáveis pela manutenção dos aparelhos, sigam as normas de Segurança do Trabalho e utilizem os EPI’s (Equipamento de proteção individual).
No caso das empresas, são elas quem devem fornecer aos seus funcionários todo equipamento de segurança para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, além de supervisionar o uso correto do mesmo, mantendo a integridade física do seu técnico.
Esses equipamentos são cintos de segurança, capacete, luvas, óculos e etc. Todos devem estar dentro das validades, prescritos pela norma NR 6, ter a e liberação da Segurança do trabalho.
É de extrema importância que a empresa contratante dos serviços se certifiquem que a empresa que vai realiza-los seguem corretamente todas as normas, não apenas o uso dos equipamentos, mas exames regulares dos funcionários, treinamento dos mesmos e a documentação correta para o uso dos equipamentos.
Todos esses cuidados preservam a vida dos instaladores e fazem da empresa prestadora de serviço, um estabelecimento honesto que segue as normas de segurança.
Menu